quinta-feira, 17 de julho de 2008

Nossas experiências.




Ano nova professora nova, sala nova, serie nova, é muita novidade para as crianças, é tanta, que até assusta. Muitas são as crianças que precisam de atenção redobrada no período de volta as aulas, é um "chororó" danada para deixar a mães ir trabalhar e ficar na escola. Algumas crianças se adaptam muito rápido e logo entram na dinâmica da sala de aula ,outras precisam de um pouco mais de tempo para serem conquistadas pelas professoras cativadas por nós (estagiarias).Como dois meses no máximo todas as crianças já estão bem adaptadas e começam a realizar sozinhas algumas regras da sala de aula com: colocar a mochila no lugar dos deus respectivos nomes;pegar as pastas e por na mesa da professora ;ajudar a guardar os brinquedos entre outras.
Hoje no 3º ano temos novas perspectivas é projetos nossa visão do mundo já e ampla o suficiente para decidirmos qual a profissão e que tipo de profissionais quer ser. Educadoras de sala de aula ou não,queremos que o ensinar faça parte de nossas vidas assim como o auxiliadora .
O curso normal médio ajudou não só a construir conhecimentos como também a construir nossa personalidade e nosso frito. Abrindo portas a partir de nossas experiências nos estágios e em nossos desafios .
"Educar é ação e mudança o que gera uma continuidade e uma sucessão de problemas e soluções" (Maria, Nelly Alleotti Rj, 1999).
Quanto nos remete a educação logo nos vem à lembrança uma folha que ganhamos no inicia do 1º ano do curso que abordava as 10 regrinhas de como "conquistar” a criança 2º Dom Bosco e Madre Mazzarello com adaptação da professora Liliana Nogueira.
1-valorizar a criança.
Quando e respeitada e estimulada a criança progride e amadurece. Ela sabe (ou sente)que você esta interessada nela porque você ama.
2-Acredite na criança.
Mesmo as mais "difíceis" e trazem bondade no coração. Cabe a você procurar e achar esta disponibilidade.Ousa-a,acreditar nela.
3- Elogiar a criança sempre que puder (e merecer).
Eles precisam de elogios e estímulos para perseguir no caminho curto. Um elogio custa no caminho certo.Um elogio custa pouco para nós.Vale muito para a criança.
4-ame e respeite a criança
Dom Bosco dizia:
“Se você quer ser amando por alguém o ame antes”.
Mostre a ele claramente, que você está ao seu lado. Olhe-o nos olhos .
5-Compreenda a criança.
6-alegre-se com a criança.
7-aproxime-se da criança
No método preventivo de Dom Bosco uma aproximação amiga com as crianças e fundamental.
8-Seja coerente com a criança.
Não temos o direito de exigir do jovem atividades que ñ temos.
9-Prevenoir é melhor que castigar a criança.
10-Zelo com a criança
Quem ama e respeita Deus vai amar e respeitar o sei próximo.

“Quando se trata de aducação não se pode deixar de lado a religião” dizia Dom Bosco.
“Não basta começar, é preciso continuar lutando sempre... todos os dias” (Madre Mazzarello
).

Nenhum comentário: