sexta-feira, 18 de julho de 2008

Páscoa















A festa da páscoa, no seguimento da educação infantil, foi vivênciada atraves de varias descobretas, aprendizagens e muita diversão.
As professoras, explicaram o porquêdesta festa ser a mais impotantes para os cristãos pois e nesta dia que a resurreição de jesus, que foi morto, mas venceu a morte.E,com sua resurreição ,trouxe a promessa de um futuro cheio de alegrias e felicidade para aqueles que tem fé.
O conceito de páscoa foi repassado na forma de conto e dramatização no qual todos se mostraram interessados e participativos.
Foi lembrado também, que as pessoas se reunem para festejar a data com cerimonias,orações, cantos e trocam prasentes principalmente ovos coloridos , que são considaderos simbulos de uma vida nova.
Assim como:
*O coelho-símbulo de renovação da vida por ser um dos primeiros animais a sair da toca após o inverno.
*vela ou círio pascal-respeitar a luz de cristo, presente no mundo.
*cruz-lembra que jesus venceu a morte e passou a viver em seu reino de justiça,e de paz do qual toda a humanidade é convidada a participar.
Vale lembrar também, que teve um grande momento de solidariedade ,assim como jesus nos ensinou no qual toda criança trouxe um ovo de chocolate para presentear crianças carentes.Que receberam com muita felicidade e alegria.
Pois talves seria esta o único presente que receberiam nesta dia .
Enfim ,as crianças participaram lindos vestidos de coelinhos, pularam cantaram e se divertiram. Também,depois de tanta sabedoria e fraternidade seria impossivel que nossa festa não fosse um sucesso !!!

Mês da Mães






Mãe é um apalavra que tem significado muito especial no coração das crianças e tudo que é feito pençando nelas é feito com carinho.No mês de maio as atividades das crianças tem um tema muto importânte para todos alem de ser mês das mãe é também dedicado a mãe das mães,Maria Auxiliadora.
A letra mais trabalhada neste mâs pelo pre-maternal, matermal e primairo periodo e a letra M nem precisamos dizer o porque , não é ?
Maria, mãe ,Auxiliadora são palavras que rechearam os cadernos ,as pastas de atividades e as folinhas das crianças.
Este mês também música foi o que nãoi faltou na sala, ensaiando para a novena e para a grande festa de Maria .
Atividades de seriação e clacificação ganharam um toque bem feminino no mês de Maria e coraçãozinho para todo lado .

Dengue




Dengue,dengue,dengue
Tô. Fora;tôfora
Dengue;dengue,dengue

VÁ embora;vÁ embora
Xõ mosquito, xo água parada
Eu quero dizer que você nÃo É de nada
Passa o repelente pra ficar contente
Assim o mosquito fica bem longe da gente

Esta música foi composta pelos pais e uma criança do 1º período. Isso mostra a perfeita
interaçÃo da escola com a família. Através da soma da diversão mais conhecimento. Muito foi aprendido e assimilado por essas crianças. Que cantando em pequenas estrofes,passavam uma mensagem e tanta!
E não para por aí! As crianças; aprenderam através de hitÓrias e tarefas, as faces do mosquito; como previnÍ-lo;como se dá sua reprodução, entre outras curiosidades.
No projeto xÕ mosquito! Dengue, tÕfora! O eixo norteador É o geral. A dengue É um assunto muito pequeno. Por isso as professoras pegaram uma pesquisa e estudaram tudo. Porque o fio condutor seria
Muito curto para estudar em um semestre.
Mas já os questionamentos, foram:
- o que fazemos para evitar a dengue?
-qual o nome do mosquito da dengue?
Como o mosquito da dengue se reproduz?
-quais os sintomas dessa doença?
O roteiro de estudos, foi super dinâmico e criativo no qual as crianças aprenderam de diferentes maneiras.
Como receber a visita de funcionários do centro
De contole de zoonoses(ccz);poder fazer entrevistas com biólogos e ouvir hitÓrias comc o sesinho e bicudo:mosquito guloso.
Acritamos que o intuito de conscientizar
Estes pequeninos e suas famílias sobre os perigos da doença e os cuidados que devemos
Ter para que ela não se alastre, surtiu efeito,pois estão todos com o tema na “ponta da línga”e repassando os conhecimentos
Adquiridos.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Nossas experiências.




Ano nova professora nova, sala nova, serie nova, é muita novidade para as crianças, é tanta, que até assusta. Muitas são as crianças que precisam de atenção redobrada no período de volta as aulas, é um "chororó" danada para deixar a mães ir trabalhar e ficar na escola. Algumas crianças se adaptam muito rápido e logo entram na dinâmica da sala de aula ,outras precisam de um pouco mais de tempo para serem conquistadas pelas professoras cativadas por nós (estagiarias).Como dois meses no máximo todas as crianças já estão bem adaptadas e começam a realizar sozinhas algumas regras da sala de aula com: colocar a mochila no lugar dos deus respectivos nomes;pegar as pastas e por na mesa da professora ;ajudar a guardar os brinquedos entre outras.
Hoje no 3º ano temos novas perspectivas é projetos nossa visão do mundo já e ampla o suficiente para decidirmos qual a profissão e que tipo de profissionais quer ser. Educadoras de sala de aula ou não,queremos que o ensinar faça parte de nossas vidas assim como o auxiliadora .
O curso normal médio ajudou não só a construir conhecimentos como também a construir nossa personalidade e nosso frito. Abrindo portas a partir de nossas experiências nos estágios e em nossos desafios .
"Educar é ação e mudança o que gera uma continuidade e uma sucessão de problemas e soluções" (Maria, Nelly Alleotti Rj, 1999).
Quanto nos remete a educação logo nos vem à lembrança uma folha que ganhamos no inicia do 1º ano do curso que abordava as 10 regrinhas de como "conquistar” a criança 2º Dom Bosco e Madre Mazzarello com adaptação da professora Liliana Nogueira.
1-valorizar a criança.
Quando e respeitada e estimulada a criança progride e amadurece. Ela sabe (ou sente)que você esta interessada nela porque você ama.
2-Acredite na criança.
Mesmo as mais "difíceis" e trazem bondade no coração. Cabe a você procurar e achar esta disponibilidade.Ousa-a,acreditar nela.
3- Elogiar a criança sempre que puder (e merecer).
Eles precisam de elogios e estímulos para perseguir no caminho curto. Um elogio custa no caminho certo.Um elogio custa pouco para nós.Vale muito para a criança.
4-ame e respeite a criança
Dom Bosco dizia:
“Se você quer ser amando por alguém o ame antes”.
Mostre a ele claramente, que você está ao seu lado. Olhe-o nos olhos .
5-Compreenda a criança.
6-alegre-se com a criança.
7-aproxime-se da criança
No método preventivo de Dom Bosco uma aproximação amiga com as crianças e fundamental.
8-Seja coerente com a criança.
Não temos o direito de exigir do jovem atividades que ñ temos.
9-Prevenoir é melhor que castigar a criança.
10-Zelo com a criança
Quem ama e respeita Deus vai amar e respeitar o sei próximo.

“Quando se trata de aducação não se pode deixar de lado a religião” dizia Dom Bosco.
“Não basta começar, é preciso continuar lutando sempre... todos os dias” (Madre Mazzarello
).

Profissão: Educador.


Este blog é fruto da construção de duas alunas do CENSA ,Adriana dos Santos Sales e Aline Pessanha Santos do 3º do curso normal médio em campos dos goytacazes Rj .Com a finalidade de expor as experiências vividas em 3 ano de fesafios , conquistas e alegrias.
Nos 1º e 2º anos descobrimos que a nossa visão do mundo era muito limitada e aprendemos a ver o mundo por um outro prisma,o das oportunidades ,dos novos conhecimentos e da superação. Ainda no 1º ano enfrentamos muitos desafios como a adaptação ao sermos chamados de "tias" o que passou a ser muito divertido e recompensante, .Um dos maiores desafiuos deste ano foi consiliar os estágios e os hoirarios de estudo. As conquistas foram perceber o quanto podemos ser úteis em sala deaula.

O estágio é realizado no setor da edicação infantil ou no segundo seguimanto (do 1º ao 5º ano).O estágio é de suma importância para que possamos por na prática o que aprendemos na teoria alem de desemvolver a responsabilidade, o compromisso e a sencibilidade da gual a profissão de educadora tanto precisa .
Outro fator que torna o estágio imprescindível é a oportunidade de nos 1º e 2º anos fazermos de forma individual um caderno onde registramos nossas reflexões sobre o estagio, o que ocorria em sala de aula, como se dava a aprendizagem, o comportamento das crianças, nossas descobertas, nossas contribuições e tudo que íamos aprendendo . Nele também anexávamos atividades que consideramos importante e interessantes para a aprendizagem das crianças .
No 3º ano além dos estágios, das aulas praticas e da construção desta blog elaboramos nossa monografia de titulo "Sopa de letras on-line” na qual o tema abordado é o uso do computador como ferramenta na aprendizagem de crianças disléxica. Este nos proporcionou uma pesquisa mais aprofundada em um dos mais frequente distúrbio na área da leitura ,escrita e soletração.!