segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Avaliação escolar.




A avaliação é realizada com grande freqüência visando à reprodução do conteúdo transmitido em sala de aula. Avaliar-se a quantidade e o numero de informações que se consegue reproduzir.
Turney(1998)afirma que a forma mais produtiva da avaliação consiste na observação direta das atividades diárias dentro da sala de aula, quando os alunos ouvem, tomam a palavra, analisam o trabalho de outros, desenvolvem um projeto ou uma unidade temática, consultam a biblioteca, participam de oficinas de escrita criativa ou estabelecem múltiplas interações sociais
E não apenas ser avaliado na hora da prova, hora que ele pode se sair bem e tirar uma nota ruim. Então, deixando de ser valorizado por apenas esse ato e esquecendo todo o seu excelente desempenho no bimestre. A observação direta destas instâncias proporciona mais informação real sobre o nível ou padrões de desenvolvimento das diversas competências dos alunos do que a aplicação de provas objetivas, por mais qualidade que elas tenham.
Assim, a avaliação tradicional não constitui uma instância de oportunizarem para o avaliador nem para o avaliado, dado que as respostas do aluno não são analisadas tendo em vista a construção de suas aprendizagens, já que a avaliação se expressa preferentemente em notas que não proporcionam informações sobre seus pontos fortes como já mencionado.

4 comentários:

André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Muito bem, meninas!!!
O caminho é esse!!!
Continuem postando assuntos que geram reflexões sobre o cenário educacional!!!
Orgulho-me muito do crescimento de vcs!!!
Muitos beijos, Liliana.

Josiele e Vanessa disse...

O blog de vocês está com assuntos bastante construtivos e esse texto que mostra a importância da avaliação está mt bom. Continuem assim!
Bjs Josi e Vanessa.

Unknown disse...

Adoramos a postagem.Continuem se esforçando para crescer.
bzôs
Lana e Rosane

Didática & Prática disse...

Parabéns amigas!!!
Cotinuem assim! É muito bom acompanhar o crescimento de vocês e perceber que o esforço vale a pena.

Bjs das amigas com que vcs sempre poderão contar Giselle e Ihara