segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cnsciência fonológica.

Consciência fonológicaé a consciência sobre a estrutura sonora das palavras. E de que a língua falada pode ser sedimentada em unidades distintas, ou, seja, a fase pode ser sedimentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. Permite perceber ou identificar os sons presentes nas diferentes palavras, podendo transformá-los em letras e vice-versa. Para tanto, a criança deve o alfabeto, estabelecendo as correspondências apropriadas entre leras e sons. Além disso, ela deve compreender que diferentes palavras, com diferentes significados, podem ser formados pelos mesmos sons, o que implica uma habilidade para comparar vocabulários, identificando semelhanças sonoras entre eles.

Crianças na pré - escola (prevenção), na alfabetização e com dificuldades de leitura e escrita(por exemplo, a dislexia) podem ser estimuladas.
Pesquisas atuais apontam um déficit em uma habilidade denominada “consciência fonológica”, isto é, a capacidade para compreender e analisar os sons que compõem as palavras, como uma das principais limitações envolvidas na dislexia. No caso da leitura da palavra “bola”, por exemplo, de modo que específico para formar a palavra completa: B/O/L/A = ” bola ” .
Essa é uma habilidade fundamental para o domínio da leitura e da escrita, que são pouco desenvolvidos nas crianças disléxicas.
Atividades de consciência fonológica devem ser realizados com o objetivo preventivo,a fim de minimizar as possíveis dificuldades futuras e presentes na aquisição da leitura e escrita.
Deve ser desenvolver a consciência fonológica, através da estimulação auditiv
a e a estimulação das habilidades da consciência fonológica. Que são: ritmos, aliterações, consciência de palavras, de sílabas e fonêmica. Alguns exemplos de atividades da estimulação auditiva seria: escondendo o despertador, identificando instrumentos musicais, som longo e som curto, som forte e fraco e pareamento sonoro E de atividades estimulando rimas e aliteração. Pode ser indicado uma tarefa no qual a criança vai estimular a rima, sublinhando a palavra que não combina. Por exemplo: CÉU – VIU , FÉ – NO – PÓ, entre outras.

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